Batalha (Portugal), 28 de Junho a 1 de Julho 2007

 

Normalmente as questões do património geológico, arqueológico e exploração de recursos geológicos em regiões cársicas não são abordadas de forma integrada, razão por que achamos o tema muito pertinente e oportuno, tanto mais que essas regiões constituem sistemas ecológicos relativamente vulneráveis que urge defender da degradação. Acresce que são regiões de considerável importância científica, social e económica.

Assim, numa organização conjunta, a SEDPGYM (Sociedad Española para La Defensa del Património Geológico y Minero), o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia , organizam o Simpósio Iberoamericano sobre Património Geológico, Arqueológico e Mineiro em Regiões Cársicas que se terá lugar no auditório Municipal da Batalha. entre 29 de Junho e 1 de Julho de 2007.

O Simpósio compreenderá dois dias preenchidos com conferências por especialistas convidados e comunicações dos participantes, por uma visita de campo de um dia, um debate final e a apresentação de conclusões/recomendações.

As temáticas, para as quais se convida à apresentação de comunicações, serão as seguintes:

 

1 - Génese e morfologia das regiões cársicas

2 - Património e recursos geológicos associados ao carso (recursos minerais e hidrogeológicos)

3 - Valor e uso social do carso

4 – Arqueologia em áreas cársicas

Museu da Comunidade Concelhia da Batalha Câmara Municipal da Batalha Sociedade Portuguesa de Espeleologia Sociedad Española para la Defensa del Patrimonio Geológico y Minero